Resenha - O Menino do Pijama Listrado


Se você ainda não leu e está pretendendo ler o livro O Menino do Pijama Listrado, prepare os lencinhos porque você vai chorar rios de lágrimas. Esse é o primeiro post da série Resenhas aqui no Livrofilia — (texto por Emily Abreu).

Título: O Menino do Pijama Listrado.
Título Original: The Boy in the Striped Pyjamas.
Autor: Boyne, J.
Editora: Cia. Das Letras.
Páginas: 192.



Conheci o livro O Menino do Pijama Listrado através do filme, porém, já conseguia imaginar que o livro seria muito melhor. E, na minha opinião, foi! Livro lindo, maravilhoso, emocionante, comovente, triste e é impossível não chorar. Senti uma grande tristeza e um nó na garganta por saber que tudo o que o livro retratou aconteceu com milhares de pessoas. Um livro poético sobre um dos piores acontecimentos da humanidade. Hoje a gente para e se pergunta: Como pode ter acontecido uma atrocidade de tamanha proporção?

É uma leitura de uma história tão profunda e tão complexa. O livro de John Boyne mostra do início ao fim como a ingenuidade e o amor de uma criança pode ser tão grande e verdadeiro. No meio de tanta crueldade e sofrimento surgiu uma amizade pura entre duas crianças que viviam em situações tão diferentes. E que nem por um momento imaginavam tudo o que estava acontecendo, um imaginava que aquelas roupas listradas eram pijamas, e a outra achava que estava em algo parecido como uma colonia de férias, mas isso era apenas a ingenuidade de duas crianças. O livro acaba mostrando perfeitamente a perspectiva de vida de duas crianças em meio aos confusos conflitos dos adultos durante a 2ª Guerra Mundial.



Chorei pelo sofrimento vivido por um povo não merecedor de tudo isso, chorei pela retratação do livro, ainda que ficcional. Agora pergunto: Como o ódio de tão poucos pode atingir tanta gente?

Mas uma coisa é certa, o livro retrata de forma muito trágica a lei da ação e reação; o mal que fazemos aos outros, pode voltar da pior forma contra nós mesmos.

Juro que a única coisa que tenho contra o livro é que ele não tem continuação.

O livro O Menino do Pijama Listrado possui uma escrita simples e de fácil entendimento, e está entre os melhores livros que já li, e deveria ser lido por todas as pessoas. Por isso digo: LEIA. INDIQUE. Presenteie alguém com esse magnífico livro.

SINOPSE

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer.

Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O Menino do Pijama Listrado' pretende ser uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

[[emi]]

Comentários

Clique aqui se os comentários não aparecerem.