Resenha - Fique Onde Está e Então Corra



Venha conhecer mais uma história incrível de John Boyne.

https://1.bp.blogspot.com/-CmzMi0IRAso/WC-tngxNkcI/AAAAAAAABv0/AssnLlcGJMAuhZW2_tysn6OyWQ_-WfCigCLcB/s1600/fique-onde-esta-e-entao-corra.jpg
Fique Onde Está e Então Corra
Stay Where You Are and Then Leave
John Boyne




Seguinte
120
Física


Sinopse

Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados - enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar.

Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos, Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.


Resumo

Alfie não tinha certeza se as recordações que tinha de quando completou 5 anos eram boas ou ruins. A festinha dele teve tudo que qualquer aniversário de criança sempre tem. Comida, brincadeiras, presentes e a presença das pessoas mais importantes da vida dele. Todos pareciam bem alegres até os adultos se afastarem pra um cantinho da sala e a vovó Summerfield começar a choramingar dizendo que estavam perdidos, estavam todos perdidos. Na manhã seguinte, seu pai entrou entrou em casa vestindo roupas de soldado e, daí pra frente, nada nunca mais foi o mesmo.

Alfie teve que se tornar o homem da casa, assim como havia prometido ao pai antes de vê-lo descendo a rua rumo à viagem que mudaria sua vida. No começo, as cartas do pai faziam tudo parecer um acampamento de férias. Georgie geralmente falava sobre o que os outros caras aprontavam nos alojamentos e como o sargento era osso duro. Mas depois foram ficando confusas, e logo Margie não deixava mais Alfie lê-las, guardando-as debaixo do colchão. Ele sabia onde encontrá-las e lia cada uma delas enquanto a mãe estava fora. Com o tempo as cartas pararam de chegar e Margie sempre dizia ao filho que Georgie estava em uma missão secreta.

Depois de ver sua amiga de infância, Kalena Janáček, com o pai serem exilados para Ilha de Man por serem "meio austro-húngaros, meio ingleses" e ouvir a mãe dizer o quanto estavam perigosamente perto da miséria mesmo que ela estivesse trabalhando dia e noite como enfermeira, lavando roupa para fora e costurando para uma senhora bem de vida, Alfie resolve ajudar como pode. Usando a caixa de engraxate do senhor Janáček, ele começa a, quase todos os dias da semana, ir para a estação Kings Cross e ficar entre o guichê, a plataforma e a lanchonete, engraxando sapatos e dando o dinheiro, de um jeito bem sutil, pra mãe.

Um belo dia, enquanto engraxava os sapatos de um médico magricela de meia-idade, que por um descuido acaba tendo todos seus documentos da sua pasta espalhados pelo chão da estação, Alfie acaba, sem querer, prestando atenção em uma  das folhas com letra caprichosa e vê algo que sempre buscava nos jornais todas as manhãs. Summerfield, George; Nasc.: 3/5/1887; Nº: 14 278. Reunindo todas suas forças e alguns dos seus trocados, Alfie parte em sua própria missão secreta para resgatar seu pai de onde quer que ele esteja.




Opinião

Sem dúvida nenhuma, esse é um dos meus livros favoritos. Ainda não li O Menino do Pijama Listrado, mas acho incrível o jeito que o John Boyne consegue conciliar a guerra com a inocência de uma criança.

Leia a resenha de O Menino do Pijama Listrado feita pela Emi.

Apesar de tudo, o livro é bem leve e até divertido. É o tipo de livro que te prende do começo ao fim e que te desperta uma certa curiosidade em relação aos personagens secundários. Ver as coisas do ponto de vista de uma criança acaba te fazendo parar pra pensar, sério.

— O mundo é imenso, não é? — disse Georgie.
— Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?


***


E aí, já leu Fique Onde Está e Então Corra ou outro livro do John Boyne? O que achou? Conta pra gente aí nos comentários!

[[camila]]

Comentários

Clique aqui se os comentários não aparecerem.