Resenha - Surpreendente!

Livro Surpreendente!

Em mais um post da série Resenhas, trago a vocês uma análise do livro "Surpreendente!", do autor e parceiro do blog, Maurício Gomyde. Estava ansiosíssima para fazer essa resenha e espero que gostem. :D


https://4.bp.blogspot.com/-a-aKLxl_-sw/WKNOOamM_yI/AAAAAAAACa4/HCSQtWoqn2w556FGDt2Z72fR3YvBgURdwCLcB/s1600/Capa%2B-%2BSurpreendente%2521%2B-%2BMaur%25C3%25ADcio%2BGomyde.jpg
Surpreendente!

Maurício Gomyde




Intríseca
272
Física


Sinopse

Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.

O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.

O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.

Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.


Resumo

O livro Surpreendente! traz a história de Pedro, um jovem sonhador e apaixonado pelo cinema. Recém-formado em audiovisual, ele sempre carregou consigo a teoria de que o cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie.




Quando ainda era muito novo Pedro foi diagnosticado com uma doença degenerativa, e desafiou a medicina quando sua doença não mais mostrava avanços. E o problema que poderia levá-lo à cegueira estava estagnado, mesmo que sua visão tenha ficado prejudicada.


O que enxergo é suficiente para compreender o mundo.

Pedro recebe a notícia de que sua doença não estava tendo avanços como uma segunda chance de viver e de investir nos seus sonhos.

Até no momento a vida estava tudo bem para Pedro: ele comandava o último cineclube da cidade, trabalhava em uma videolocadora na periferia, a sua vida familiar estava perfeita, tinha dois amigos maravilhosos e conheceu uma doce garota de cabelos vermelhos que, de cara, mexeu com o seu coração.


Livro Surpreendente!

Tudo estava ocorrendo de maneira satisfatória para Pedro, até ele receber uma notícia que abalou todas as suas estruturas. E tudo que ele acreditava ser verdade estava desmoronando.

E como se nada pudesse ser pior, o prazo para participar do concurso cinematográfico estava chegando ao fim. Para que Pedro pudesse participar do concurso, ele teria que criar um roteiro surpreendente e gravar tudo em menos de 6 meses, para poder concorrer o tão sonhado Cacau de Ouro — grande prêmio do cinema brasileiro —, tudo isso com o orçamento limitado.

Após essa sucessão de acontecimentos trágicos, Pedro decide ficar isolado de todos e descobrir sozinho o verdadeiro significado da palavra "chance". Mas seus dois grandes amigos, Mayla e Fit, e sua mais nova paixão, Cristal, decidem levar Pedro para uma viagem inesquecível rumo a Pirenópolis a bordo de um Opala envenenado.

Só a estrada ditaria o fim da história.

Cada um com uma câmera na mão e filmando tudo que viesse pela frente, os quatro amigos embarcam de cabeça nessa viagem, e de certa forma, grande aventura. Pedro, sempre em busca de algumas respostas e sem revelar para seus amigos todos os propósitos da viagem, aproveita cada segundo de tudo isso que está vivendo. Como se fosse a última vez.

O trabalho de um cineasta é fazer as pessoas acreditarem em coisas quase impossíveis de serem provadas.


Opinião

Eu poderia começar a falar desse livro de diversas maneiras, mas a melhor delas é dizendo a palavra: Surpreendente!

Significado de Surpreendente:
Que consegue surpreender; que provoca surpresa; inesperado.
Que causa muito espanto; que provoca arrebatamento ou admiração; excepcional.


Creio que o significado da palavra surpreendente já diz tudo. O livro Surpreendente! é emocionante — confesso que chorei várias vezes —, sensível e cheio de significados.


Livro Surpreendente!

Esse foi o primeiro livro que li do autor Maurício Gomyde, e posso garantir que não me arrependi. O livro apresenta uma linguagem simples, porém, muito bem escrita. O autor faz com você se envolva de uma tal forma com a história e com os personagens, que você lê e não consegue parar. E quando vai chegando ao fim, você começa a ficar arrependido por ter lido tudo tão rápido.

A história de amizade, companheirismo e cumplicidade que existe entre os personagens: Pedro, Fit, Mayla e Cristal, é linda. É aquele tipo de amizade que a cada dia que passa se torna mais rara, são aqueles amigos que são capazes de fazer de tudo um pelo outro, que se doam pela felicidade do outro. No livro Surpreendente! conhecemos o poder do otimismo e o grande valor de um bom amigo.


[...] E se uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena...


Livro Surpreendente!

Um dos grandes pontos positivos do livro é, sem dúvida, o Pedro. Se existisse mais Pedro's espalhados pelo mundo tudo seria bem mais fácil. O protagonista nos mostra que, se levarmos a vida de uma forma mais leve, acreditando e confiando mais nas pessoas, e dando uma segunda chance para tudo e todos as coisas podem ser diferentes. Se mais gente fosse como Pedro, que acredita que um simples filme clássico nos é "necessário para a compreensão da realidade da vida".

[...] De que adianta estarmos na terra se não for para o benefício de algo maior além dela?

Surpreendente! é um livro de superação, que nos faz ter mais fé, e que mostra que podemos acreditar cegamente nos nossos sonhos.

[...] O bom da vida está justamente nas buscas que a gente empreende ao longo ela. Afinal de contas, a própria vida é uma busca.

Confira o booktrailer:




Leia o livro Surpreendente!, e se surpreenda como eu me surpreendi. Encante-se como me encantei. Apaixone-se como me apaixonei. Ao fim da leitura, com os olhos cheios de lágrimas e o coração aquecido, é impossível não indicar esse livro.

***

Quero agradecer ao autor Maurício Gomyde que se tornou parceiro do blog Livrofilia e forneceu um exemplar do livro para a resenha. Obrigada, Maurício! ♥

E você, livrófilo? Sentiu o gostinho desse livro maravilhoso? Deixe seu comentário e nos diga se já leu ou pretende ler esse livro SURPREENDENTE. :D

[[emi]]

Comentários

Clique aqui se os comentários não aparecerem.