Resenha - O Casamento



Venha conhecer mais uma das inúmeras obras do autor Nicholas Sparks.


https://2.bp.blogspot.com/-ybA8HYkpPP4/WJTfWuacL_I/AAAAAAAACZA/tG7ut2C3AL8qeJdit_zH1gBti1ZaMlJHwCLcB/s1600/o-casamento.jpg
O Casamento
The Wedding
Nicholas Sparks




Arqueiro
224
Física



Sinopse

Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso.

Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane,contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento deveria ser.

Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse.

Em O casamento, Nicholas Sparks faz os leitores relembrarem a alegria de se apaixonar e o desafio de se manterem apaixonados.


Resumo

Wilson Lewis tem 56 anos, é advogado e casado com Jane. Após três décadas de casamento, Lewis percebe que pode estar perdendo sua esposa, talvez isso esteja acontecendo porque nesses anos ele dedicou quase toda a sua atenção apenas para o seu trabalho. Ele achava que bastava trabalhar e colocar dinheiro dentro de sua casa e que isso já estava de bom tamanho. Wilson sempre foi um marido e um pai ausente, nunca podia comparecer nos momentos mais especiais da vida e do crescimento de sua família, às vezes não ia nem no aniversário de seus próprios filhos. E toda essa avalanche de culpa só veio a tona quando Wilson esqueceu a data do seu aniversário de casamento.

Sou um homem firme, sim, Confiável, sem dúvida. Fiel, totalmente. Mas devo admitir que romantismo para mim é tão desconhecido quanto o ato de dar à luz.

Wilson cresceu em uma família conservadora, que não mostrava abertamente o amor e o carinho, seus pais nunca foram de se abraçar ou beijar perto de Wilson, por isso ele acabou crescendo com esse modelo familiar. Muito ao contrário disso era a família de Jane, seus pais nunca tiveram receio de que Jane e seus irmãos vissem o quando eles se amavam. O amor sempre prevaleceu na vida de Jane.


Opinião

Eu não poderia começar essa resenha dizendo que esse livro — no meu ponto de vista — é perfeito. Quando iniciei as primeiras páginas já senti um gigantesco bloqueio, a leitura não fluía, as palavras pareciam travar e eu não conseguia prosseguir. Esse livro é relativamente pequeno, então deveria ser uma leitura muito rápida, porém, não foi isso o que aconteceu.





Pelo nome do livro eu já conseguia imaginar do que se tratava — isso é lógico. O livro é narrado por Wilson, e ele conta como percebeu que esses anos de casamento podem ter sido frustrantes para sua esposa e como ele se arrepende por tudo isso. Durante quase todo o livro, a história é intercalada com o presente e o passado do casal. Wilson conta detalhadamente como foi seu primeiro encontro com Jane e como tudo aconteceu e, ao mesmo tempo, ele conta como tá sendo o presente, mostrando como com o passar do tempo, ele foi mudando e não percebeu. Wilson revela como se sente triste por ter se tornado o homem que é hoje e como ele pretende mudar e reconquistar a sua esposa.

Afinal, o que somos nós sem nossas lembranças, nossos sonhos?

E é exatamente esse o ponto que eu não gostei. É isso que fez, pra mim, o livro não ser uma experiência tão boa. O livro O Casamento é recheado de lamúrias, muitas angústia, arrependimentos e promessas de que tudo vai mudar. E isso cansa, tu já não suporta ler tanto lamento. Sem contar que o espaço em que acontecem as cenas são muito limitados, tudo acontece quase sempre nos mesmos lugares e isso, pra mim, foi um dos pontos negativos do livro. Só não desisti da leitura porque fui incentivada a continuar com a promessa de que o desfecho do livro seria legal (agradeço o incentivo dado pela Thayenne, do blog Entre Óculos e Livros).

Não estou dizendo que é um livro ruim, só estou dizendo que o desenvolvimento do livro não me agradou. Apesar de que o final foi mesmo inesperado e bem bonitinho, o que acontece no fim não era o que estava previsto para acontecer e acho que foi isso que salvou o livro. Não sou muito de julgar os livros mas garanto que esse é um dos que menos gostei, provavelmente foi o que menos gostei.

O Casamento foi o segundo livro do Nicholas Sparks que li e garanto que eu esperava mais, já que ele é um autor tão aclamado. O primeiro livro que li desse autor foi O Melhor de Mim e, sem dúvidas, foi uma leitura mais agradável.

O livro, apesar dos pesares, tem um desfecho bonito e eu me agradei bastante no fim. Vamos dar uma colher de chá para Wilson pois tudo o que ele queria era reconquistar o grande amor da sua dúvida, pois uma coisa que ele nunca deixou foi de amar Jane.

O amor é sustentado por ações, pela constate dedicação as coisas que um faz pelo outro diariamente.


***

E você já leu O Casamento? Concorda com o meu ponto de vista? Deixe aí nos comentários o que você acha desse livro do autor Nicholas Sparks.


[[emi]]

Comentários

Clique aqui se os comentários não aparecerem.