Resenha - Jogos Vorazes



Resenha de um dos maiores e mais amados best-sellers do momento.


https://4.bp.blogspot.com/-V_sFQGAQ7DQ/WJTUJOWMUzI/AAAAAAAACX4/BOGiDwMHtbYKmLLSgaT63pjU5KixvtUDQCLcB/s1600/jogos-vorazes.jpg
Jogos Vorazes
The Hunger Games
Suzanne Collins




Rocco
400
Física



Sinopse

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar.

Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?



Resumo

Panem é constituída por 13 distritos e uma Capital, e seu surgimento se deu após o fim da América do Norte. No entanto a Capital, que possui o total poder sobre tudo, acaba "tirando" o décimo terceiro distrito do mapa após uma rebelião malsucedida.

Por conta dessas guerras e para provar o seu domínio, a Capital cria os Jogos Vorazes. Todos os anos cada distrito é obrigado a sortear um casal de jovens para participarem dos Jogos, as regras são claras: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados para uma grande arena, na qual eles devem lutar entre si até que se reste apenas um: o grande vencedor, que, além de ficar vivo após os Jogos Vorazes, vai receber para si e para o seu distrito várias regalias.

Os dois escolhidos do distrito 12 são: Katniss Everdeen, que decide ir para os jogos no lugar de sua irmãzinha, e Peeta Mellark. A partir do momento que é dado o início dos Jogos Vorazes, todos sabem que esse pode ser os últimos dias das suas vidas, a sentença final e para que isso não aconteça eles lutam para serem o grande vitorioso. Aquele que vai voltar para o seu distrito vivo e rico.



Opinião

Jogos Vorazes é uma distopia,história que é narrada em lugar imaginário em que se vive em condições extrema e grandes privação. O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista Katniss Everdeen, o que faz tudo se tornar mais envolvente já que quem conta é alguém que está vivendo — ou sobrevivendo — nos Jogos Vorazes. Os jogos é nada mais que uma forma da Capital dizer "Ei! Ou vocês fazem o que quero, ou vão saber quem é que manda!". Foi assim que esses "jogos", que acontecem anualmente surgiram, a partir do momento que o povo do Distrito 13 tentou reagir mas acabaram sendo calados, e para que mais ninguém faça o mesmo a Capital criou os Jogos Vorazes.

Cada um desses distritos é especializado e responsável por uma ramo: o Distrito 12 pelos minérios, Distrito 11 pela agricultura, Distrito 4 pela pesca, cada um possui uma atividade principal. Um ponto percebido é que quanto mais elevado o número do distrito, mais desprestigiados ele é.

Como quem narra o livro é Katniss, que se mostra totalmente, extremamente contra o sistema e contra tudo o que envolve essa desnecessária brutalidade, é possível sentir e saber como tudo acontece dentro dos Jogos.




Jogos Vorazes é um best-seller, ou melhor, aquele livro que está incluso na lista dos mais vendidos, o livro que muita gente já leu, que obteve leitura em massa... Já ouvi inúmeros comentários positivos em relação a esse livro e também da trilogia como um todo. Ouvi e ouço suspiros dizendo o quanto o livro é perfeito, o quanto é maravilhoso... Não discordo de tudo isso, porém, não concordo com tudo isso. Eu não conhecia a história — até o exato momento —, até fiz questão de não ter contato com nenhuma fonte de informações sobre o livro, mas spoilers existem... E chegou o momento que achei que eu deveria tirar minhas próprias conclusões sobre o livro.

O livro é muito bem escrito, os personagens possuem personalidades fortes e agradáveis (as vezes), e a autora soube muito bem desenvolver isso. Já o romance não foi muito desenvolvido e nem o foco principal do livro — ainda bem — talvez até pelo fato do casal Katniss e Peeta Mellark estarem em meio aos Jogos Vorazes. Mas o fim do livro me deixou um pouco preocupada, pelo simples fato de "pegar no ar" algumas informações que creio que digam exatamente o que vai acontecer nos próximos livros, "Em Chamas" e "A Esperança", mas espero que essa trilogia não seja tão previsível quanto parece. No entanto, de modo geral, o livro é muitíssimo bom, principalmente por ter fugido do que antes era a minha zona de conforto — o romance.

Leia a resenha de Em Chamas

Os detalhes da batalhas e dos acontecimentos fizeram com que o livro se tornasse muito rico em informações e, às vezes, um pouquinho cansativo, mas nada demais. As reviravoltas dos jogos e as dificuldades fazem com que o leitor se envolva mais com livro e, apesar de ser composto por 400 páginas, o livro é facilmente lido em até dois dias — no meu caso, um e meio.

Fora tudo o que já foi dito não tenho mais nada que possa ser dito contra o livro, portanto, considero sim Jogos Vorazes um livro bom — não tudo aquilo que as pessoas dizem, mas bom.


***


E você, é mais um leitor apaixonado pelos tributos do Distrito 12? Conte-me quais foram as suas experiencias com os Jogos Vorazes.


[[emi]]

Comentários

Clique aqui se os comentários não aparecerem.