Resenha - A Geografia de Nós Dois




Venha conhecer Lucy, Owen e o famoso Queria que você estivesse aqui.


https://1.bp.blogspot.com/-c3YIx2xsQI0/WBudCpJZKCI/AAAAAAAACPo/M-QZgV4D4tcvFz-lebfFgvUo8acDT0PjACLcB/s1600/13062370_1054674084606293_21591177291616462_n.jpg
A Geografia de Nós Dois
The Geography of You and Me
Jennifer E. Smith




Galera Record
272
Física




Sinopse

Lucy mora no vigésimo quarto andar. Owen, no subsolo... E é a meio caminho que ambos se encontram — presos em um elevador, entre dois pisos de um prédio de luxo em Nova York. A cidade está às escuras graças a um blecaute. E entre sorvetes derretidos, caos no trânsito, estrelas e confissões, eles descobrem muitas coisas em comum. Mas logo a geografia os separa. E somos convidados a refletir... Onde mora o amor? E pode esse sentimento resistir à distância? Em “A Geografia de Nós Dois”, Jennifer E. Smith cria tramas cheias de experiências, filosofia e verdade.


Resumo

Lucy vive no mesmo prédio desde que se entende por gente. O típico elevador, que a levava ao andar do apartamento de sua família, falhou na sua missão daquela vez, por conta do blecaute que deixou a extraordinária cidade que nunca dorme num calor absurdo em meio à escuridão. E assim, "a garota do elevador" tem a chance de falar pela primeira vez com Owen Buckley, sua única companhia naquele minúsculo cubículo.

Acostumada com sua vida muito novaiorquina de solidão opcional, Lucy acaba sendo apresentada a um lugar no seu costumeiro prédio pelo menino que havia se mudado há poucos meses pra lá, quando o pai arranjou um novo emprego depois da morte da mãe: o terraço. Juntos, eles sobrevivem àquela noite, tão comum quanto um ataque zumbi, e iniciam o que aparenta ser uma amizade, daquelas que são imprevisíveis e que eles querem continuar pra vida inteira se possível.

Só que a vida os surpreende e, abruptamente, os separa. Por conta do blecaute, os pais de Lucy, que estavam em uma de suas típicas viagens pelo mundo naquele dia, decidem se mudar de vez pra Londres.

- Mas o que é que tem lá em cima, afinal?
- O céu.
- Você tem a chave para o céu? - perguntou ela, e ele entrelaçou os dedos, levantando os braços acima da cabeça a fim de se esticar e alongar.
- É assim que impressiono as garotas que conheço no elevador.

E, por causa desse mesmo blecaute, o pai de Owen acaba perdendo seu modesto emprego no prédio e eles também se veem obrigados a se mudar, só que pra algum outro lugar incerto. Assim, vendo que pelo menos um oceano de distância os afastaria, Lucy e Owen se despedem. Sem juras ou promessas, sem nada que prenda um ao outro, eles começam a ver que o futuro da amizade (ou, quem sabe, até mais do que isso) deles é tão duvidoso quanto a veracidade da conhecida frase "queria que você estivesse aqui".



Opinião

Geralmente não consigo acompanhar direito a história quando o livro é em 3ª pessoa, mas com esse foi diferente. Os capítulos intercalam o foco entre Lucy e Owen, e o livro inteiro não fica só no romance, mas também fala muito sobre essa questão de ter que se mudar pra um outro país, ou até mesmo pra um lugar incerto.

A Geografia de Nós Dois é um ótimo livro pra quem está procurando um romance que fica exatamente na linha tênue entre o clichê e o surpreendente.


***


Quem aí também já leu esse, ou outro livro da Jennifer Smith? Conta pra gente!


[[camila]]

Comentários

Clique aqui se os comentários não aparecerem.