Resenha - Maze Runner: Correr ou Morrer




Lembre. Corra. Sobreviva.


https://1.bp.blogspot.com/-fV7z6_1lVQQ/WC3Q0GeWfdI/AAAAAAAABvY/PSiLwE1TsDsGrl4L9l1Y-7uG8soKRICOgCPcB/s1600/the-maze-runner0.jpg
Maze Runner: Correr ou Morrer
The Maze Runner
Suzanne Collins




James Dashner
426
Física




Sinopse

Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam 'A Clareira', um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr... correr muito.


Resumo

Sem sobrenome ou algum passado que se lembre, Thomas é recebido pelos meninos da Clareira. Para eles é apenas mais um dia como todos os outros do mês. Mensalmente, um novo garoto é mandado pra lá, sabe-se lá por quem ou por quê. Por isso, depois da chegada de Thomas cada um volta a se ocupar com seus afazeres. Plantando, construindo algo, preparando a comida... Todos lá têm que trabalhar duro pra manter a ordem do lugar.

As gírias peculiares dos meninos e a estrutura do lugar são completamente desconhecidas para Thomas, mas ao mesmo tempo ele sente como se tudo fosse muito familiar pra ele. De um jeito ou de outro, os Clareanos (que é como os meninos se denominam) o asseguram que ele vai se acostumar com a vida lá depois de algumas semanas. Dado isso, seria bom Thomas começar testar suas habilidades e tentar se encaixar em algum tipo de serviço.

Com a ajuda de Newt, provavelmente um dos garotos mais amigáveis que já havia conhecido até então, e Chuck, o gordinho que parece ser o mais jovem de todos os meninos que ele já viu na tal Clareira, os primeiros dias lá não foram tão ruins assim. Mas o que mais atiça sua curiosidade são os portões que levam ao labirinto que cerca a Clareira. Ele já havia ouvido a Regra Número Um de lá: ninguém além dos Corredores pode entrar lá. Contrariando essa ordem, seu maior desejo parece justamente explorar o que há do outro lado dos muros. Thomas decretou a si mesmo que era isso que seria: um Corredor.





Tudo já era bem incomum pra ele, mas começa a ficar incomum pros Clareanos também quando a caixa, que mandava suprimentos e um novo garoto nos dias exatos do mês, sobe com uma surpresa. Uma garota. Mais do que bonita. Linda como uma pérola, mesmo estando desacordada, em uma espécie de coma. Na mão, um bilhete dizendo que ela seria a última deixa os meninos um tanto atordoados.

Mas essa não seria a maior surpresa que eles teriam. Dias depois, Minho, o sarcástico asiático que foi um dos primeiros meninos que haviam chegado à Clareira, havia encontrado algo que nunca haviam visto no labirinto, em todo o tempo que estiveram lá. E é aí que as coisas começam a mudar.


Opinião

O livro é em 3ª pessoa, mas o narrador fica o tempo todo com o foco apenas em Thomas. Tenho que confessar que tô com esse livro pra ler desde que ano começou, porque só de olhar a quantidade de páginas dele me dava uma certa preguiça. Mas vocês tem que saber um coisa: quando a pessoa começa a ler esse livro, não consegue parar no capítulo que tinha se programado pra parar! E os capítulos são muitos, mas alternam entre minúsculos e pequenos, muitos deles terminando com alguma coisa bombástica pra você logo querer ler o próximo.


— Se não estiver com medo — falou Alby —, então não é humano.


Se você quer ler por causa dos filmes, prepare-se pra muuuuuitas coisas diferentes. E pra conhecer mais afundo alguns personagens que gosta nos filme, e detestar ainda mais outros.

Li esse livro e os outros da série recentemente, mas não sei se irei resenhar os próximos.


***


Quem aí já leu todos ou está ansioso pra próxima adaptação (que provavelmente não terá nada haver com o livro) que será lançada?



[[camila]]

Comentários

Clique aqui se os comentários não aparecerem.