Resenha - Windows On The World



Do dia 11 de setembro de 2001 para as páginas dos livros.


https://3.bp.blogspot.com/-gG049mDu_Cw/WCu3UQGS_kI/AAAAAAAAA4k/YqCUJXEzJ4g73iABzdMxioUK1IbJST7IwCLcB/s320/WINDOWS_ON_THE_WORLD_1292714144B.jpg
Windows On The World

Frédéric Beigbeder




Record
424
Física



Já tem mais ou menos dois anos que li esse livro, por isso já nem lembro muitos detalhes, mas vou contar para vocês o pouco do que lembro.

O livro Windows On The World é uma obra ficcional sobre o atentado no World Trade Center no dia 11 de setembro de 2001. A história é narrada por David Carther,um pai divorciado que passa suas últimas horas de vida em um almoço com os seu dois filhos em restaurante que ficava no topo de uma das torres, que deu nome ao livro.

Davis é separado, mas sempre que possível ele fica um tempo com os seus dois filhos pra tentar compensar a ausência paterna no dia-a-dia das crianças e, no dia 11 de setembro, David decide almoçar com os meninos. Logo cedo ele leva as crianças para passear, mas nem imagina que o que era pra ser um encontro normal com os seus filhos, se torna o último encontro.

Os capítulos do livro são nomeados, na verdade enumerados, conforme vão passando os segundos das duas últimas horas de vida dos personagens. E isso é bem interessante pois, você consegue saber exatamente quantas horas ou minutos faltam para que chegue o ápice da história. Alguns capítulos são extremamente curtos, tendo no máximo meia página. Nesse livro existem muitos, mas muitos, trechos em inglês, às vezes chega a ser uma página inteira em inglês.

Conforme os minutos vão passando, vários acontecimentos passados vão sendo revelados, e depois que a primeira torre é atingida as pessoas começam a entrar em pânico, as luzes começam a piscar, os elevadores ficam presos, a fumaça começa a se espalhar e tudo que até então estava uma calmaria se transforma em um caos total.

Após as torres serem atingidas, as pessoas que estavam nos dois prédios ficam completamente presas e, não tendo como fugirem, David começa a lembrar de tudo o que aconteceu nos últimos tempos: o motivo da separação com sua esposa; a nova namorada; o trabalho; seus filhos, que naquele exato momento também estavam presos e poderiam morrer. O arrependimento só cresce. Conforme os minutos vão passando, as coisas só vão piorando e pessoas começam a se jogar dos prédios em uma tentativa de fuga, outros sabem que não vão escapar e começam fazer coisas que vão deixar de fazer depois de morrer. Como no caso de um casal que começa a fazer sexo pra aproveitar as últimas horas de vida. (?)

Tudo o que acontece nesse livro, fora o verdadeiro caso das Torres Gêmeas, é ficção. Apesar de alguns pontos narrados serem verdadeiros, ninguém sabe ao certo o que aconteceu dentro das duas torres naquele dia, ninguém sabe realmente o que as pessoas estavam fazendo quando tudo aconteceu. Então a única maneira de especular o que pode ter ocorrido com aquelas pessoas, é inventando.


***


E aí, o que você achou do livro Windows On The World? Já tinha escutado falar dele alguma vez? Diga aí nos comentários o que você achou do livro e da resenha. Besos, niños ♥


[[Emi]]

Comentários

Clique aqui se os comentários não aparecerem.