3 coisas maravilhosas que percebemos lendo Os Bons Segredos



Como a própria Sarah Dessen diria, "Há segredos muito bons para serem guardados - e livros muito bons para serem esquecidos."


https://4.bp.blogspot.com/-82QVWoBjq-M/WL3Ha02pADI/AAAAAAAACdc/cDnjOH8JGT8W-7E8Lm6Fxo8gbAOct2rZACLcB/s1600/55072_gg.jpg
Os Bons Segredos
Saint Anything
Sarah Dessen
Cristian Clemente



Seguinte
408
Física


Sinopse

Sydney sempre se sentiu invisível, já que Peyton, seu irmão mais velho, era o foco da atenção da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paralítico, e vai para a prisão. Sydney parece ser a única a responsabilizá-lo, ao contrário de seus pais, que enxergam o filho como vítima. 
Para fugir do clima insuportável em casa, certa tarde Sydney entra numa pizzaria ao acaso. Lá conhece Layla, filha do dono do restaurante, e a amizade entre as duas é instantânea. Logo Sydney se vê contando à garota segredos que ninguém mais sabe, e encontra entre a família dela um espaço onde todos a enxergam e a aceitam como é.
Os bons segredos é o romance mais profundo de Sarah Dessen, uma das maiores referências do gênero jovem adulto nos Estados Unidos. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, ela conta a história de uma jovem que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.
Sabe aquela sensação que você tem quando termina de ler um livro muito bom e fica com vontade de abraçá-lo, pensando por que não fez isso antes? Os Bons Segredos é desses. Tem romance açucarado? Tem, mas não é o foco.

Com a prisão do irmão mais velho e parecendo ser a única capaz de se sentir culpada por isso, Sydney resolve mudar totalmente de vida, deixando pra trás o colégio onde todos sabem o que aconteceu e as monótonas tardes assistindo os programas da franquia Big (aka “A vida de mulheres ricas, lindas e superficiais”) e se jogar em algo novo. Matriculada em uma nova escola e frequentando novos lugares, ela entra em um círculo de amigos que a ajudam a lidar cada vez melhor com seus sentimentos e a encontrar seu lugar.

Pensando nisso, reuni 3 das minhas citações favoritas e que me fizeram refletir muito, e vim aqui compartilhar com vocês. Pra todos os efeitos, me sinto na obrigação de avisar que se apaixonar por esse livro é inevitável.

— Não dá pra mudar o passado.
Ele levou a mão até o pescoço e passou o dedo pela correntinha.
— Isso não quer dizer que você precisa se prender a ele.

Todo mundo já fez ou foi algo que não se orgulha muito. Você pode perceber isso enquanto revê algumas fotos antigas ou reencontra alguém que não faz mais parte da sua lista de amigos. Quem nunca teve aquela vontade súbita de ter uma máquina do tempo pra mudar tudo, né? Mas não dá. Então vejamos pelo lado bom: seu passado fez você se tornar quem é hoje, alguém melhor. Se arrepende de algo? Se perdoe e siga em frente sem fazer de novo.

Na verdade, só desabamos diante de quem sabemos que pode nos reconstruir.

Quando Sydney viu Layla pela primeira vez na vida jamais imaginou que ela se tornaria alguém tão importante em sua vida. De repente, ela se vê contando coisas que queria esconder de todo mundo e achando na família de Layla um refúgio de todos os seus impasses. Todos nós temos que confiar em alguém às vezes. Isso nunca foi, nem será, sinal de fraqueza.

— Eu — ela disse com a voz trêmula e mais alta — estou tentando enxergar o lado positivo de uma situação ruim. Quando só há escuridão, temos que celebrar qualquer luz. Essa é a minha luz. Me deixa aproveitar.

A mãe de Sydney e Peyton parecia sempre arranjar uma desculpa pra justificar e inocentar os atos do filho, e isso acaba sendo bem irritante até mesmo pro próprio Peyton. Ela parece ser a única que não consegue ver o que realmente está acontecendo, mas logo a entendemos. Ela se agarra na frestinha de luz que há, mesmo que do jeito errado. E, querendo ou não, essa pode ser uma boa estratégia pra vencer os problemas: olhar o que pode haver de bom naquilo.

***

Quem aí já leu ou ficou com vontade de ler esse livro maravilhoso da Sarah Dessen? Diz pra mim aí em baixo, nos comentários.

[[camila]]

Comentários

Clique aqui se os comentários não aparecerem.