Resenha - Eu Te Darei O sol


Você me daria o sol se eu te desse a lua?

Hoje vamos ter mais uma resenha, e o livro escolhido da vez é Eu te darei o Sol. Se você pudesse dividir o mundo entre você e uma pessoa querida, quem ficaria com o sol? Venha comigo e embarque nessa história.

https://2.bp.blogspot.com/-appvYyYSyeM/WKNl-iH8uJI/AAAAAAAACbg/tm-DfxndaDIZReNovUEMqK2BJHOsoHSPwCLcB/s1600/eu-te-darei-o-sol_capa_1.png
Eu te Darei o Sol
I'll Give You The Sun
Jandy Nelson




Novo Conceito
384
Fisica


Sinopse

Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.

Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.

Contado em perspectivas e tempos diferentes, “Eu te darei o sol” é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

Resumo

Eu te Darei o Sol conta a história dos gêmeos Noah e Jude. Irmãos que se amam e se odeiam com a mesmíssima intensidade, ou eles apenas se amam, mas preferem não demonstrar isso. Jude surfa, é bonita e bem popular, já o seu irmão Noah é conhecido como Bolha, talvez por preferir viver no seu mundinho com os seus desenhos e sua imaginação fértil. Os irmãos vivem competindo para saber quem é o melhor nisso ou naquilo, principalmente pra saber quem é o preferido da mãe deles, Dianna. Os dois vivem se trapaceando pra tentar mostrar para a mãe/pintora/escultora/artista quem é o melhor, e fazendo de tudo pra ser o destaque. Trapaças no estilo de crianças com 13 anos.


Opinião

Milhões de vezes me disseram que Eu Te Darei o Sol era um livro fofinho, e é verdade, mas só senti a magia nas últimas dez páginas. E isso é uma pena.

Terminei o livro e fiquei pensando no que falar sobre o mesmo. Eu Te Darei o Sol retrata problemas familiares de uma maneira mais leve e trágica ao mesmo tempo, isso porque quem narra o livro são duas crianças de 13 anos.

Jude e Noah sempre tiveram aquela visão mágica da família, principalmente da mãe e, de uma hora para a outra, Noah se vê em uma situação totalmente confusa. Cadê aquela mãe que flutuava? Cadê aquela mãe exemplo? Por que ela fez aquilo? E com essas perguntas fica aquela dúvida: mas será que ela só não estava querendo ser verdadeiramente feliz? (Difícil de tomar partido). Só que esse assunto é um pouco complicado pra cabeça de uma criança de 13 anos. Noah já tinha os seus problemas e agora ainda ia ter que conviver com os problemas da mãe.

Eu Te Darei o Sol é narrado pelos gêmeos, um capítulo é narrado por um e o outro capítulo já é pelo outro. Além de possuir dois narradores, o livro é descrito em tempos diferentes. Em um capítulo os gêmeos tinham 13 anos e no outro já tinha 16, no próximo capítulo voltava pra 14 anos, e assim foi o livro todo. E esse vai-e-vem, te faz entender as vazias histórias ao mesmo tempo. Dessa forma, o leitor vai vendo os acontecimentos em diferentes épocas e vai conseguindo encaixar as pecinhas devagar.

Inicialmente Eu Te Darei o Sol me incomodou muito pelo fato de a Jude conversar com o espirito da avó já falecida, e eu achava muito estranho como as coisas aconteciam e como ela agia, mas depois fui entendendo o motivo e ficou tudo bem.

A autora Jandy Nelson trata de problemas familiares, mostra como uma decisão tomada pelos pais pode abalar o coração de uma, criança, mas mostra também que as coisas podem se resolver e que “alguns de nós conseguimos flutuar em torno de um mistério e nos sentimos em casa.”. Ou seja, tem coisas que acontecem e que nós nos perguntamos o porquê de aquilo ter acontecido (e na maioria das vezes não aceitar tal acontecimento), mas o que não paramos para pensar, é que as coisas acontecem quando têm que acontecer. Como já diz aquela famosa frase, “há males que vêm para o bem”.

Eu Te Darei o Sol é um livro cheio de conflitos, tristeza, dores amorosas, mas que termina de uma forma muito linda. Com uma família linda. Com um amor lindo.

***

[[emi]]

Comentários

Clique aqui se os comentários não aparecerem.