Entrevistando - Michelle Fagundes



Você gosta de entrevista? Então lá vem mais uma.

Oi, amores! Voltamos com as entrevistas aqui no Livrofilia, e para voltarmos com chave de ouro a entrevistada escolhida foi a Michelle Fagundes. A Mi (pros mais íntimos como eu rs), é uma autora que está começando agora e já tem seu primeiro livro publicado. Leia a entrevista e conheça também o seu livro "Movimente-se".

Veja outras entrevistas do Livrofilia:
Rafael Martins
Ivan V. Levy
B. Demetrius
Márcio Muniz
Tiago Júlio Martins
Fábio Feminella
Adrieni Latorre Real


[[ad]]

Michelle Fagundes

Michelle Fagundes é apenas uma garota que sempre viveu cercada de livros e que em um determinado momento resolveu que queria escrever suas próprias estórias. Possui obras publicadas na Amazon e no Wattpad e, em breve, publicará fisicamente seu primeiro romance. Ela tem 22 anos, é acadêmica de Nutrição e ambientalista, possui um Instagram literário - @livrosqueeuli – e acredita no poder da Literatura. Michelle espera que um dia Gandalf bata à sua porta e lhe convide para uma grande aventura.



Entrevista

Livrofilia: Quando e onde surgiu em você a vontade de escrever?
Michelle: Eu escrevo desde a minha infância: poemas, poesias, contos e romances. Escrever é como uma necessidade para mim, porém, há pouco tempo comecei a compartilhar as minhas obras com as pessoas. Em 2016 comecei a publicar na plataforma Wattpad, onde sempre atualizo a obra "Pensamentos ao Vento" e onde posto meus haicais. As palavras sempre fluíram de mim, escrever para mim é como respirar.

Livrofilia: Qual foi o seu primeiro livro escrito? De onde surgiu a ideia de escrevê-lo?
Michelle: O primeiro livro que eu realmente finalizei foi Mar em Movimento, pretendo publicá-lo em breve em formato físico. O Movimente-se é um conto que deriva do romance, onde a personagem Sea resolve dar dicas para que todos possam se desafiar a mudar e a se movimentar. Costumo dizer que a Sea decidiu surgir em minha mente e me contar sua história, eu realmente não sei de onde ela veio, mas sei o propósito dela: nos inspirar. Aprendi muito com a Sea, principalmente sobre como ser a protagonista da minha própria história e sobre como as coisas podem melhorar se eu decidir me movimentar.

Livrofilia: Existe uma história ou motivo para você ter escolhido esse nome para o seu livro?
Michelle: Mar é a tradução para Sea, nome da minha personagem, e ela está em constante movimento. Desta forma, "Mar em Movimento" me pareceu ser o nome adequado para o romance e "Movimente-se" o nome perfeito para o conto, onde Sea nos incentiva a nos movimentarmos.

Livrofilia: Você escreve pensando na reação que o leitor pode ter com determinado acontecimento?
Michelle: Em Mar em Movimento e em Movimente-se isso aconteceu poucas vezes, porque realmente parecia que a Sea tinha identidade própria. No entanto, eu refinei algumas partes para que todos pudessem compreendê-la. O contexto é diferente com as obras do Wattpad, pois não há personagens ali: sou eu que escrevo para meus leitores e eu escrevo pensando em como eles irão reagir, o que irão sentir, sobre o quê irão refletir.

Livrofilia: Existe algum trecho do seu livro que você gosta muito? Qual seria ele? E por quê?
Michelle: Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, pois eu gosto muito de diversos trechos e os acho bastante significativos. Depois de pensar por um tempo, decidi optar pelo seguinte:
"Saia da tua zona de conforto e se jogue em terrenos desconhecidos. Aproveite cada dia e cada nova oportunidade para se reinventar e descobrir coisas novas. Ninguém poderá viver tua vida por você, então faça isso da melhor forma possível".

Por que eu escolhi esse trecho? Porque ele sempre me anima e me coloca em movimento quando eu começo a desanimar por algum motivo. Todos os dias temos novas chances de recomeçar e de iniciarmos algo novo, de sairmos de nossa zona de conforto. A cada novo dia temos uma nova chance de nos movimentar. Essa fala da Sea diz muito sobre ela e sobre a mensagem que ela deseja passar.

Livrofilia: Você viveu situações parecidas com suas histórias? Poderia citar alguma?
Michelle: Sim! Há um trecho em Movimente-se em que a Sea diz: " Se você quer aprender a se movimentar, deve observar as coisas que estão em constante movimento". Eu tenho cultivado o hábito de observar as pessoas, a natureza e as coisas. Acredito que a evolução começa a acontecer quando analisamos o que já existe e decidimos agir para alterar aquilo que nos incomoda ou que já não agrega mais nada à nossa vida. Observar é um bom ponto de partida. As personagens secundárias da estória são inspiradas em pessoas que conheço, dessa forma, tem um pouquinho delas na obra. A ligação da Sea com o mar também é algo que nós duas compartilhamos.

Livrofilia: Quando você começa a escrever um novo texto ou livro, você já sabe exatamente como a história vai terminar?
Michelle: Eu nunca sei como o livro vai acabar. As ideias vão fluindo enquanto vou escrevendo e, às vezes, parece que as personagens possuem vida própria e vão trilhando o próprio caminho. Geralmente eu só tenho a ideia central da obra, a mensagem que quero passar, mas a forma como o enredo se desenrola não é programado.

Livrofilia: Seu livro tem uma trilha sonora? Qual música você ouvia enquanto escrevia?
Michelle: Movimente-se não possui uma trilha sonora, porém, posso criar uma! Com certeza teria músicas do Ed Sheeran, pois algumas delas fazem parte da história da Sea - como Tenerife Sea, Perfect, Hearts Don't Break Around Here e Lego House. A Sea é uma pessoa bastante positiva, o me lembra algumas canções da Grace VanderWaal, como So Much More Than This e The Good Just Gets Better. ColdPlay também estaria presente na trilha sonora.

Livrofilia: Quando surgiu a vontade de ser escritor, você teve um grande incentivador?
Michelle: Acredito que em 2016, quando eu comecei a publicar meus pensamentos no Wattpad. Minha amiga, Geovanna, sempre disse que eu deveria escrever e mostrar ao mundo o meu trabalho. Eu demorei para escutá-la, mas escutei! Meus pais, meu irmão, minhas amigas: Lola, Jheniffer e Ediene me deram muito apoio quando eu falei que iria levar a sério a minha vontade de me tornar escritora, assim como alguns amigos do meio literário e autores nacionais com que possuo contato. Na verdade, eu só tenho recebido apoio e sou muito grata por isso. As pessoas da faculdade, do meu bairro, da minha Igreja e, até mesmo aquelas com quem só tenho contato por meio de redes sociais, estão sempre me dirigindo palavras de incentivo. Sou grata a cada uma delas por todo o carinho que venho recebendo.

Livrofilia: Como você se sentiu quando terminou de escrever seu primeiro livro?
Michelle:Quando eu terminei o "Mar em Movimento", me senti muito feliz e realizada. A obra tem o objetivo de provocar o desejo de mudança nas pessoas e reacender nelas a vontade de viver tudo o que for possível; o que acabou acontecendo comigo. Às vezes, leio algumas partes do livro e penso: "É isso aí! É isso que eu preciso fazer!" Viver é uma tarefa fácil, mas é algo maravilhoso, principalmente quando você consegue concentrar suas forças naquilo que realmente te faz bem. Eu também me senti muito satisfeita, pois foi o primeiro livro que eu realmente fui até o fim e que me tocou profundamente.

Livrofilia: Como você escolhe sua próxima leitura? Através do título, autor ou assunto?
Michelle: Isso varia muito! Às vezes, eu faço um planejamento de leitura, mas se compro um livro que já queria ler há tempos, mudo os meus planos e leio aquele. Às vezes, eu releio obras que me marcaram muito e, às vezes, intercalo minhas leituras com gêneros diferentes.

Livrofilia: Há a possibilidade de um dia você largar a vida de escritor? Já havia pensado no assunto?
Michelle: Não. Um dia eu posso parar de publicar obras, porém, nunca deixarei de ser escritora. Escrever é algo intrínseco para mim. Você sempre vai me encontrar digitando algo no computador ou escrevendo em alguma folha de papel.

Livrofilia: Gostaria de deixar um recado para os leitores? Se sim, qual?
Michelle: Para aqueles que já leram algo que eu escrevi e ou me apoiaram a escrever: muito obrigada! Não há um autor se não houver leitores. Eu sempre agradeço a todos que me incentivam e me apoiam, porém, nunca encontrarei palavras que realmente expressem o quanto me sinto grata e feliz. Para aqueles que ainda não conhecem meu trabalho: conheçam - risos -! Eu ficaria muito feliz se vocês lessem meus contos, minhas poesias ou meu romance - que será publicado em breve-. Aos leitores em geral, deixo um grande abraço! Estamos juntos nessa caminhada que só quem é leitor sabe como é. Ler é como experimentar a magia e eu espero que sejamos sempre esses seres mágicos. Quero deixar meu agradecimento especial à Emi, do Blog Livrofilia que é uma das pessoas maravilhosas que o mundo literário me apresentou. Emi está comigo há muito tempo, antes mesmo de eu começar a publicar o que escrevo. Obrigada por ser uma amiga tão querida e uma parceira maravilhosa. Foi um prazer enorme responder suas perguntas, eu me senti honrada.



Seu livro

https://4.bp.blogspot.com/-2gxkgQE-p-k/WoiN5eid9fI/AAAAAAAABR8/Lpx3a7Km7TwQCxE5HOZMZSPZuCrRWcQOACLcBGAs/s1600/Movimente-se%2BOficial.jpg
Movimente-se

Michelle Fagundes




Publicação independente

Digital
https://www.wattpad.com/510236765-movimente-se-li%C3%A7%C3%A3o-n%C3%BAmero-1-todo-momento-%C3%A9-um-bom
Sinopse: Sea descobriu que sua vida poderia melhorar se ela se colocasse em movimento. Dessa forma, ela colocou em prática seu plano de ação, deixando seus medos e inseguranças para trás. Sea foi à procura do sentido de sua existência e através de seus atos pode se conhecer mais.

Agora ela quer que você se desafie a mudar e a se movimentar. Não se preocupe, você não estará sozinho nessa; ela irá lhe acompanhar e lhe ensinar lições para que você, de fato, se movimente.

Um convite ao descobrimento do seu verdadeiro eu e da beleza de se estar vivo.


O livro Movimente-se você pode encontrar disponível para venda no site da Amazon, mas se você quiser conhecer um pouquinho do livro antes de compra-lo, você pode degusta-lo no Wattpad (mas não esqueça de comprar). Acesse e compre o seu exemplar de Movimente-se. E caso você queira (sei que vai) ficar muito mais informado sobre as novas criações da autora, é só segui-la em suas redes sociais. Ah, só posso dizer que Movimente-se é lindo, é como se a Sea tivesse conversando, tipo uma conversa de amigo para amigo, é aquele livro que te faz refletir sobre seus atos, ou seja, um ótimo livro.

Redes sociais e links da autora:
Instagram da autora | Instagram do Livros que eu li | Skoob da autora | Skoob de Movimente-se | Wattpad da autora | Wattpad de Movimente-se | Compre o livro


Fiquem de olho no Livrofilia, pois estamos organizando outras entrevistas para apresentar a vocês muitos outros autores.

***

Agradecemos muito a autora (e grande amiga) Michelle Fagundes que aceitou participar da entrevista e nos autorizou a publicação de sua obra em nosso blog, foi um grande prazer conhecer um pouco mais sobre você e sobre seu livro, e espero muito que os leitores do Livrofilia tenham sentindo, através da entrevista, o quão doce é você. Muito obrigada pela entrevista e pela amizade. :)

E você, que acompanha o Livrofilia, o que achou da entrevista de hoje? Gostaríamos de saber sua opinião, é só deixar um comentário aí embaixo. ♥

[[emi]]

Comentários

Clique aqui se os comentários não aparecerem.