Entrevistando Autores - Fábio Feminella
- março 24, 2017
- post por Emily Abreu
- Comentários
Mais uma entrevista com outro autor brasileiro em nosso blog. Conheça nesse post o escritor Fábio Feminella e seu livro em destaque.
Olá, pessoas! A entrevista de hoje foi feita com autor Fábio Feminella. Leia a entrevista para conhecer o autor e seu livro "Tempestade do Eu".
Veja outras entrevistas do Livrofilia:
Rafael Martins
Ivan V. Levy
B. Demetrius
Márcio Muniz
Tiago Júlio Martins
[[ad]]
Fábio Feminella

Entrevista
Livrofilia: Quando e onde surgiu a vontade de escrever?Fábio: Foi em 2014, quando fazia terapia e surgiu um exercício de escrever rememorações. Após este exercício, um outro exercício de escrita para "esvaziamento da mente" foi feito. Foi aí que vi que estava me fazendo bem o exercício da escrita. Passei a gostar de escrever e gostava de ler o que escrevia. Foi daí que resolvi colocar alguns pensamentos em personagens, criar situações e aos poucos, um livro estava surgindo.
Livrofilia: Qual foi o seu primeiro livro escrito? De onde surgiu a ideia de escrevê-lo?
Fábio: Tenho diversos contos, que uso em contações para crianças, mas meu primeiro livro é o Tempestade do eu, que comecei em 2004 e guardei em uma caixa, inacabado até 2016. Este livro foi impresso e lançado em fevereiro de 2017.
Livrofilia: Quando surgiu a vontade de ser escritor, você teve um grande incentivador?
Fábio: A vontade forte surgiu em uma viagem que fiz para Alemanha, quando fui visitar meu irmão. Lá tive um grande insight que me fez querer ter a escrita como companheira criativa. Foi daí que busquei tirar meu livro da gaveta, terminá-lo e publicá-lo. Minha grande incentivadora foi minha esposa, que ao perceber essa minha vontade e por acreditar que não devemos deixar nossos sonhos na "escuridão das gavetas". Temos que ser menos egoístas, e não guardarmos nossas obras somente conosco.

Imagem: Fábio Feminella |
Livrofilia: Você já escreveu alguma história com base em um pedido de algum leitor ou conhecido? Se sim, qual?
Fábio: Sim. Meus contos basicamente surgem de pedidos. Tenho "Uma Menina Flor", encomendado por uma livraria para contação de primavera. "Espelhos Amaldiçoados" para contação de Halloween e atualmente escrevo um livro encomendados por uma empresa, dentro de um tema específico e voltado para auto-aceitação.
Livrofilia: Poderia dar algumas dicas pra quem pretende seguir a carreira de escritor?
Fábio: Um site que me ajudou muito é o Ficção em Tópicos . Outras dicas são:
- Não baseie sua vontade de escrever em fama, vendas ou publicações. Queira escrever, apenas. A restante é planejamento.
- Esteja aberto às críticas. Quando elas aparecem é maravilhoso (sejam positivas ou não). O problema é o silêncio.
- Não tente copiar um estilo de escrita. Crie o seu. Encontre-se. Isso pode demorar alguns bons parágrafos.
- Aventure-se em diferentes temas e tipos de texto.
- Anote ideias, frases, insights. Se não anotar, inevitavelmente, irá esquecer.
- Conheça os sites de financiamento coletivo. Foi a forma que achei de publicar meu livro Tempestade do Eu. Você vende o livro/projeto antes mesmo de mandar imprimir. O meu foi conquistado com a campanha no Catarse.me.
- Não dependa da editora ou distribuidora para publicar seu livro. O meu não teve nada disso pois não procurei por isso. Foi totalmente independente. No entanto, cada caso é um caso. Veja o que é importante para você.
- Avalie sobre publicação online. Estou apaixonado pela comunidade Wattpad. Você não ganha dinheiro mas pode ser uma boa alavanca. Convido a me seguir naquela comunidade.
Livrofilia: Existe algum trecho do seu livro que você gosta muito? Qual seria ele? E por quê?
Fábio: Tem sim. Tem uma passagem de 'Tempestade do eu' que sempre leio e releio. Foi um capítulo curto que escrevi sem piscar. Veio como uma flecha e quando terminei, estava com os braços e pernas arrepiados. O nome do capítulo é Pensamentos de Tim. Não vou falar o porquê, senão será spoiler.
Livrofilia: Você já está trabalhando em novos livros?
Fábio: Atualmente tenho 2 livros sendo escritos e alguns contos. Um com contos de Halloween para adolescentes e outro com tema na linha da auto-aceitação para crianças. Também faço contos constantemente.
Livrofilia: Qual foi ou qual está sendo a maior dificuldade enfrentada por você como autor?
Fábio: Tempo, concentração e perseverança. Muitas coisas me tiram a atenção e energia. Vida agitada e trabalho (sou administrador de empresa) causam cansaço físico e emocional. E temos que dividir o tempo com família, amigos e nós mesmos. Isso tudo consome tempo e foco.
Livrofilia: Como você se sentiu quando terminou de escrever seu primeiro livro?
Fábio: A ideia de terminar é bem vaga para quem escreve um livro. Parece que sempre cabe mais uma frase, mais um capítulo, mais um personagem, mais uma reflexão. É difícil dizer TERMINEI. Mas uma hora tem que ser feito. Coloque prazos e tenha bons beta readers para receber feedback. Mas quando terminamos, é legal porque te permite dar o próximo passo, seja publicação/distribuição/divulgação ou o início de uma nova obra.

Imagem: Fábio Feminella |
Livrofilia: Gostaria de deixar um recado para os leitores? Se sim, qual?
Fábio: Claro. Leitores é tudo o que um escritor deseja (pelo menos é o que eu desejo). Quanto mais, melhor. Porque sabemos que nossa criação está sendo consumida e digerida. Só com eles sabemos se estamos conseguindo nos fazer entender. Eles nos dão força para as próximas obras. Anseio por leitores que desejam conversar sobre minha história e que tenham aprendido algo com elas. Tirar dúvida, mostrar o que gostou e o que não gostou, descrever sua sensação ao lê-la. É muito bom! Então, meu recado aos leitores do Livrofilia é que procurem minha obra e leiam-na. Poderão adquirir na página do livro no Facebook.
Seu livro
https://3.bp.blogspot.com/-MSwjovzGyQg/WMLZBvzQeJI/AAAAAAAABFU/4bUlvlil7p0omYic6CvpK5j9Hr7Bga39ACLcB/s320/thumbnail_capa-tempestado-do-eu.jpg
Tempestade do Eu
Fábio Feminella
Produção independente
108
Física
Tempestade do Eu
Fábio Feminella
Produção independente
108
Física
Sinopse: "Reflita sobre seu caminho e redesenhe se assim for preciso"
O personagem desta história sente que é hora de dar um basta no 'deixar rolar' de sua vida e resolve encarar a tempestade de frente para se reencontrar, resgatando sua criança interior e projetando um futuro melhor, dizendo não ao futuro que não desejava ter.
É através do convívio social e principalmente das reflexões pessoais que redesenha seu caminho escolhendo ver as coisas por um novo ponto de vista.
Tempestade do eu, entra na cabeça de diversos personagens para que o leitor alcance as diferentes percepções de uma mesma situação.
ISBN: 978-85-922463-0-3
Tempestade do Eu é um livro independente com financiamento coletivo no site Catarse.me e, se você gostou da entrevista e quiser adquirir o livro, pode comprá-lo pela fan-page do livro, ou vá logo direto para o carrinho de compras. Ah, e se gostou do livro do autor e quiser ser um dos primeiros a saber de seus próximos lançamentos, siga-o através de suas redes sociais (links logo abaixo), além de que, as redes sociais são uma maneira de você ter contato com o autor e, assim, poderem se conhecer e trocar informações.
Instagram | Fan-page do livro | Wattpad | Livro no Catarse
Ressaltamos que as entrevistas irão ser postadas de acordo com a ordem dos envios que recebemos.
Agradecemos ao autor Fábio Feminella por ter aceitado participar da entrevista e ter nos autorizado a publicação de sua obra em nosso post, foi uma grande honra conhecer um pouco mais sobre você e estamos aqui para ajudá-lo, da forma que pudermos, na divulgação do seu trabalho. Obrigada. :)
Fiquem de olho no Livrofilia, pois estamos organizando outras entrevistas para apresentar a vocês muitos outros autores. E se gostou da entrevista, deixe seu comentário aí embaixo, vamos adorar saber sua opinião a respeito do autor. ♥
[[emi]]
Comentários
Clique aqui se os comentários não aparecerem.